domingo, 24 de abril de 2011

QUEM TRAIU TIRADENTES?:







Acs PM RN
O mártir da inconfidência mineira e, por conseguinte, patrono da policia militar, todos sabem, foi o alferes de cavalariaJOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER, O TIRADENTES. O que esqueceram de nos avisar, agora se segue: o TENENTE-CORONEL FRANCISCO DE PAULA FREIRE era o comandante do regimento do alferes e simpatizou a idéia deTIRADENTES, mas por medo e compromisso com o governo não aderiu ao movimento. Vale lembrar que um dos propósitos propósito iniciais do mártir era conseguir apoio dos oficiais.

O CAPITAO MAXIMILIANO DE OLIVEIRA LEITE ao ouvir do alferes as idéias da conjuração, ameaçou o mesmo de delação.

O CORONEL INÁCIO JOSÉ DE ALVARENGA recusou-se a participar do levante apesar de achar a idéia importante para a história do país.

O CORONEL JOAQUIM SILVÉRIO DOS REIS aderiu ao movimento e após saber todo o plano dos conjurados e também os passos de TIRADENTES, na tentativa de se beneficiar , o que acabou acontecendo , procurou o governo e delatou o revolucionário, tendo como coadjuvantes osTENENTES-CORONÉIS BRITO MALHEIRO DO LAGO E O INÁCIO CORREIA PAMPLONA, todos da polícia imperial dos Estados de MINAS GERAIS E RIO DE JANEIROrespectivamente.

Por alguma razão você já parou para pensar por que foi que não lhes ensinaram isso na escola ou por que os livros didáticos elaborados e pagos pela classe dominante também não se referem a esse triste e covarde episódio Fazendo nenhuma ligação com esses oficiais da policia imperial?

Todos execram JOAQUIM SILVÉRIO DOS REIS, mas ninguém diz em público que ele era coronel da policia e que agrupados a ele na traição que esquartejou o mártir estavam outros tantos oficiais, nefastos iguais aSILVÉRIO.
Torna-se importante lembrar que no movimento estavam agrupados poetas, escritores, homens comuns, intelectuais, padres, dentre outros, mas a traição partiu logo de quem?


NOTA: na policia do império, o ALFERES tinha graduação equivalente ao que hoje corresponde a SEGUNDO-TENENTE.
Cabo PM Marcos Teixeira
Poeta,sociólogo e pensado
Fonte: ACS-PM/RN

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO