terça-feira, 31 de maio de 2011

Fraude faria rombo mensal de R$ 20 milhões no Detran









Suposto esquema beneficiaria locadoras de veículos e empresas de ônibus e transportes na hora da vistoria e do emplacamento


FREDERICO HAIKAL
Lucas Arcanjo
Vistoriador Lucas Arcanjo denuncia sangria nos cofres públicos

Um suposto esquema fraudulento no sistema de vistoria e emplacamento de veículos no Detran em Belo Horizonte estaria provocando uma evasão de tributos, em uma sangria avaliada em pelo menos R$ 20 milhões mensais. A fraude estaria beneficiando grandes locadoras de veículos e empresas de ônibus e transportes.


Outro braço ilegal do esquema ficaria por conta da entrega de documentos em branco para funcionários de empresas realizarem eles mesmos os emplacamentos de veículos sem vistoria, o que contraria normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Haveria ainda, um procedimento ilegal de não se exigir a numeração de motor e chassis quando a transferência for de veículos da capital.

A denúncia é do vistoriador Lucas Gomes Arcanjo, 40 anos, 15 deles como policial civil. Ele garante ter provas documentais e vídeos que comprovam as irregularidades, mas não apresentou nenhum deles. Ele alega que não é a primeira vez que denuncia esse esquema criminoso, que, de forma inexplicável, continuaria funcionando a todo vapor.

Lucas Arcanjo se diz ameaçado de morte e diz que já foi alvo de quatro atentados. Em um deles, foi ferido na perna esquerda, o que lhe afeta a mobilidade.

Sob alegação de que é um policial civil honesto, que sobrevive com seu salário de servidor público e dos direitos autorais de livros sobre emplacamento, ele disse que decidiu denunciar o esquema.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Durval Angelo (PT), confirmou ter recebido as denúncias de Lucas Arcanjo. A situação será alvo de uma audiência pública no dia 9 de junho.

A assessoria da Polícia Civil informou que as denúncias já vinham sendo investigadas pela Corregedoria Geral e que só irá se manifestar após a audiência pública.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO