sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ministério da Justiça suspende exibição de filme sérvio no país




O pedido de proibição partiu do Ministério Público de Minas Gerais, que afirma que a produção incita a pedofilia

Fernanda Machado - Portal Uai / Estado de Minas
Divulgação

O Ministério da Justiça suspendeu nesta sexta-feira, por meio de uma recomendação do Ministério Público de Minas Gerais, a exibição do polêmico filme A Serbian Film - Terror sem limites nos cinemas brasileiros. Programado para entrar em cartaz no dia 5 de agosto, o longa dirigido por Srdjan Spasojevic teve o processo de classificação indicativa suspenso por ser acusado de incitar a pedofilia. 

Censurado em países como Espanha, Reino Unido e Noruega, o longa conta a história de um ator pornô aposentado, é convidado a participar de um filme erótico de arte. Com problemas financeiros, ele aceita, sem imaginar que está entrando num snuff movie* da sua própria vida. 

A Serbian Film já havia causado polêmica anteriormente, inclusive no Brasil. No último sábado a produção foi vetada durante o festival RioFan, no Rio de Janeiro, por falta de classificação indicativa.

Apesar do conteúdo pesado, o responsável pela distribuição do filme no país, Raffaele Petrini, afirmou em entrevista que o filme é "entretenimento puro". E ele ainda vai mais longe e compara o filme ao clássico de Stanley Kubrick, Laranja Mecânica. "É um filme inovador, que está fazendo história não só por suas polêmicas, mas também por explorar os limites do que pode ser filmado", afirmou. 

Petrini ainda explicou que, mesmo com a curiosidade que a proibição deve despertar no público, as complicações não compensam.  "A suspensão abre um precedente para a censura no país, gerando medo de distribuir obras provocadoras".

*Filme que inclui cenas de violência filmadas ao vivo e resulta muitas vezes na violação – ou mesmo no assassinato – de um determinado protagonista.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO