sexta-feira, 29 de julho de 2011

“Onde está a polícia?!” Um pouco de realidade na “Novela das 8”...




Existe corrupção nas polícias? Sim. Assim como é verdade que a sociedade é injusta com os policiais, em determ
28-07-2011.225431_insensato-coracao1.jpg
  Foto: Divulgação

A novela Insensato Coração, da Rede Globo, parece que quer se redimir de um capítulo que foi ao ar recentemente, onde, talvez ‘sem querer’, acabou nivelando por baixo os problemas das polícias brasileiras, como se a corrupção atingisse a tudo e a todos nessas corporações.

Na noite desta quinta-feira (28), um personagem jovem e homossexual da trama foi atacado por grupos homofóbicos [pura realidade no contexto atual] e encaminhado à delegacia de Polícia Civil, para fazer o conhecido ‘B.O.’ (boletim de ocorrência).

Lá, uma senhora amiga da vítima só faltou ‘engolir’ o inspetor de plantão, exigindo atendimento rápido e eficaz [outra realidade no dia-a-dia policial...].

O agente retrucou, expressando alegações como “não há policiais para todo mundo”; “a estrutura da polícia é precária”; “a fila de pessoas a serem atendidas é grande, e a senhora vai ter que esperar”.

A nosso ver, a novela quis amenizar o deslize que deu capítulos atrás – que rendeu inclusive várias ações na Justiça – e, desta vez, mostrou um pouco da realidade em que vivem e trabalham os policiais neste país.

É certo e indiscutível que a corrupção ainda corrói setores da segurança pública (mas onde não existe esse ‘câncer’?). Porém, o abandono do setor também é uma verdade irrefutável. E deve ser mostrado à sociedade, que, muitas vezes, age com insensatez no coração.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO