domingo, 28 de agosto de 2011

União prevê reajuste das Forças Armadas em 2012




Pagamento de dívidas judiciais, como os 28,86%, depende, porém, de verba adicional

POR MARCO AURÉLIO REIS / O DIA

Rio - Esperado por 568 mil militares ativos, inativos e pensionistas das Forças Armadas, o reajuste dos soldos e pensões no ano que vem ganhou amparo legal e indicação de custeio. O dispositivo está na Lei Orçamentária de 2012, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e pelos dois ministros “linha dura” da política econômica, Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento). No Artigo 81 da lei, está escrito: “Fica autorizada a revisão da remuneração dos militares ativos e inativos e pensionistas, cujo percentual será definido em lei específica”.

A legislação faz uma ressalva que “quaisquer aumento de despesa com pessoal decorrente de medidas administrativas ou judiciais” que não se enquadrem nas exigências previstas em artigos, como o 81, dependerão de créditos adicionais. Ou seja, o governo está disposto apenas em garantir o reajuste aos soldos. Pagar dívidas judiciais, como a dos 28,86% (referentes a erro cometido durante o governo Itamar Franco), dependerá de que umamanobra orçamentária para sair do papel e entrar nos contracheques de quem estava em serviço em 1993.

“Falta definir o índice. Já ouvimos falar em 75%, 40% e até em míseros 2,9%. Acreditamos e esperamos os índices maiores”, revela suboficial, reproduzindo o conversas travadas em quartel do Rio.

Gasto menor com pensões

O percentual de reajuste dos soldos depende do cenário econômico mundial. Mas estudo em posse do Planejamento revela que recursos podem vir da economia que está sendo feita com os gastos com pensões e inativos. O levantamento aponta que a mudança (e quase extinção) do direito à pensão vitalícia das filhas dos militares acena com redução de gasto e maior margem de aumento de soldos para militares da ativa e da reserva. 

A sinalização do estudo é que um aumento maior para os soldos não esbarra em gasto contínuo por longo tempo. Antes, o cálculo dos reajustes tinha que levar em consideração que pensão de filhas é paga, às vezes, por até 70 anos.

Aumento viria escalonado até 2014 

Nas Forças Armadas há ainda outras margens financeiras para o reajuste, entre elas a extinção do direito à transferência para reserva com vencimentos do posto superior e o congelamento, desde 2000, do adicional do tempo de serviço. Trata-se de dois pesadelos dos quartéis que resultarão em soldos maiores. Ante a redução gradual de gastos com pensões e contenção de gastos com inativos, ganha força a ideia de que seja anunciado com o reajuste de 2012 aumento escalonado para os anos de 2013 e 2014. “O aumento tem como argumento as baixas antecipadas. Os pedidos de sargento e até oficiais aviadores”, conta militar da FAB que serve no Rio.

20 comentários:

  • ADSUMUS says:
    28 de outubro de 2011 11:55

    REALMENTE ESTAMOS A VER NAVIOS, O GOVERNO NOS DEIXOU NESTAS CONDIÇÕES, MAIS A CULPA E NOSSA QUE TEMOS UMA GRANDE MASSA DE MILITARES QUE PODERIA COM MUITA FACILIDADE ELEGER UMA BANCADA NOSSA LÁ NO CONGRESSO, DEVEMOS E CRIAR VERGONHA NA CARA E VOTAR EM PESSOAS QUE TOMEM NOSSA CAUSA, PRA VCS VEREM OS EVANGÉLICOS/CATÓLICOS, ATÉ MESMOS OS GAYS JÁ SE ORGANIZARAM E NÓS ... BANDO DE BUNDA DE XUXU, SEM MORAL NENHUMA, PRECISAMOS NOS INDIGNAR, MAIS NÃO SÓ ISSO, E DOBRAR AS MANGAS E IR A LUTA, ADSUMUS

  • Vilson Trindade da Silva says:
    9 de dezembro de 2011 07:53

    O unico segmento da sociedade que não tem representação no Congresso Nacional são as Forças Armadas. Os pensamentos retrogrados de alguns que dizem "Milico não se envolve em política"; Enquanto isso estamos que nem galinha, tomando e cantando.De pires na mão pedindo, implorando, etc. Até quando. Talvez, algum dia surja outro capitão, que tome uma estação de rádio, fça um pronunciamento e acorde os militares que estão dormindo no ponto.

  • kzoberto says:
    11 de dezembro de 2011 14:26

    Toda esse descalabro salarial dos Militares é,por incrível que pareça,culpa dos Oficiais-Generais que nos comandam.A cobrança inicial deveria ser dirigida a eles,os Oficiais-Generais,Comandantes das nossas Forças Armadas,que por interesse ou vaidade pessoal e/ou militar não fazem nada para que todas essas distorções sejam corrigidas.Onde estão aqueles que são "nossas bocas" juntos aos governantes?(começo a acreditar que, por interesse próprio,ficaram mudas)

  • anonimo says:
    12 de dezembro de 2011 16:49

    OLA COMPANHEIRO VENHO AQUI DIZER Q ISSO SIM E UMA GRANDE VERGONHA PARA NOS OS MILITARES Q AS MULHERES VÃO SE UMILHAR PARA ESSA PRESIDENTE PARA PEDIR AUMENTO SALARIAL PARA NOS.SOU MILITAR REFORMADO ESTOU NUMA CADEIRA D RODAS A 17 ANOS E TODA VEZ Q MUDA D PRESIDENTE FICO COM O CU NA MÃO PQ TODA VEZ ELES QUEREM TIRAR O MEU AUXILIO INVALIDEZ ISSO E UMA VERGONHA Q Ñ TEM UM CORONEL NEM UM GENERAL PRA ENFRENTAR ESSA PRESIDENTE PRA DEFENDER NOSSOS SALARIOS OU ENTÃO AGENTE PEGAR E IR PRA FRENTE DO PLANALTO,SE ESS PRESIDENTA QUER SE VINGAR DOS MILITARES Q SE VINGUE DOS GENERAIS Ñ DOS POBRES SARGENTO,CABOS,SOLDADOS.SE ELA E BOA TIRE ENTÃO OS CARROS DOS GENERAIS AS MAMATAS DELES MEXA NO BOLSO DELES E Ñ DOS PEQUENOS.SARGENTOS,CABOS E SOLDADOS Ñ SÃO RICOS E Ñ TEM CARROS E MORDOMOS A SUA DEPOSSIÇÃO OS SARGENTOS CABOS E SOLDADOS ESTÃO TUDO INDIVIDADOS .VAMOS TOMAR VERGONHA NA CARA E VAMOS NOS REBELAR FAZER COMO A POLICIA MILITAR FAZ SE Ñ VAI MORRER UM POR UM D FOME O Q E + FODA E QUANDO UM MILITAR AI SE REBELA E PARTE PRO MEIO DO TRAFICO OU COMEÇA A ROUBAR AI TODO MUNDO CAI D PAU ENCIMA SO Q AS PESSOAS Ñ SABE O Q ESSE CARA TA PASSANDO SUA DIFICULDADES,

  • malta says:
    19 de dezembro de 2011 12:28

    sou sargento antes tinha orgulho diante dos meus filhos dizer isto hoje tenho vergonha porque meu salario mal dar pra colocar comida dentro de casa neste natal nao pude nem comprar roupa nem calçado pra meus filhos senao passariam fome os generais almirantes brigadeiros so olham pro umbigo deles este pt que ta no poder estao se vingando emcima de nossos familiares das coisas que aconteceram no passado se vinguem dos generais eles sim tem culpa nos sargentos cabos e soldados nao as vezes penso ate em suicidio mais isso se eu fizer vou fazer sim nas dependencias do palacio porque ai levarei muita gente comigo aqueles que so votam o que eles querem e desejam como aumento pro judiciario etc.....

  • Vilson Trindade da Silva says:
    28 de dezembro de 2011 17:38

    Se a palavra de um juiz tivesse valor neste país já teriam pago os 28% devido aos militares, ou o juiz manda e ninguem obdece. Afinal, a mais alta esfera da justiça determina e quem pensa estar acima da lei não cumpre. É um verdadeiro caos,corruptos em todos os setores do governo, parlamentares, juizes etc. Até quando o Brasil vai estar nas mãos de quem paga mais, de quem dá a maior propina, etc. Quem um dia levantará a bandeira do BASTA,DO MORALISMO, DA INTEGRIDADE, DA JUSTIÇA E DOS DIREITOS DO CIDADÃO.Quantos brasileiros indignados e com as mãos amarradas, sem poder fazer nada, eu pelo menos desabafo nesta coluna onde a grita geral é um direito do cidadão, seja militar ou civil Chega de maracutaia, chega de desobdiencia das leis.

  • ALVARO LEAL says:
    13 de janeiro de 2012 13:35

    ISTO E UMA VERGONHA, A QUADRILHA ORGANIZXADA DO SEU LULINHA AINDA ESTA A SEU SERVIÇO. E ROUBO QUE NAO TEM FIM, SAO TANTOS MINISTRO LADROES JUIZES DEPUTADOS E SENADORES DESDO TEMPO DOS MENSALOES. ELES ROUBAME NAO DEVOLVEM E NAO SAO PRESOS. SAO JUIZES QUE VENDEM SENTENÇAS. NOS CASOS DOS PARTLAMENTARES OS PROCESSOS CADUCAM NUNCA SAO JULGADOS. INFELISMENTE ESSE E O NOSSO PAIS QUE TEM NO PODER OS COMUNAS QUE DEVERIAM VOLTAR AO EXILIO. INFELISMENTE O NOSSO POVO E MUITO CEGO. SE ILUDEM COM PROPAQGANDA FASCISTA, E SE VENDEM POR POUCO... INFELISMENTE NAS FORÇAS ARMADAS NAO TEMOS MAIS UM CASTELO BRANCO, UM COSTA E SILVA OU UM MEDICE, PORQUE SE TIVESSIMOS UNS COMANDANTES DE FIBRA E PATRIOTA AS COISAS SERIAM BEM DIFERNTE.ONDE ESTAO OS NOSSOS JOVENS, ONDE ESTAO OS ESTUDANTES QUE PROTESTAVAM? HOJE SO TEMOS BANDERNEIROS INRESPONSAVEIS. O POVO TEM FORÇA MAS NAO SABEM, NAO SABEM QUE POVO E O BRASIL E QUE O BRASIL E O POVO.ATE QUANDO VAMOS DEIXAR ESSES QUADRILHEIROS FAZEREM O QUE BEM ENTEM, ROUBAR , AUMENTAR SEUS SALARIOS A SEU BEL PRAZER? ATE QUANDO?..

  • Revendeda Yes! Cosmeticos says:
    22 de janeiro de 2012 19:41

    Exmº Sr. Comandante da Marinha, se não houver um reajuste real, equiparando aos demais funcionários do Executivo, ficaremos defasados constantemente, smj. Pergunto, o que será dos nossos filhos, vão ficar sem educação, tendo em vista que qualquer curso é dispendioso para o nosso bolso, se quisermos que eles tenham cultura e venham ser cidadãos de bem. A nossa saúde é uma conseqüência de uma boa alimentação e os alimentos estão caros, a cada dia que passa. O nosso hospital não fornece medicamentos, temos que comprar ou indenizar o que for usado e custa dinheiro. Nossos IPTUs, IPVAs , alugueis, financiamentos da casa própria, luz, água, condomínio, telefone e etc. sofrem reajustes, sempre que determinam e esses compromissos sociais não esperam, V. Exa. sabe, sendo assim, nós vamos ficando descapitalizados constantemente. A inflação existe e não há reposição. Em razão do acima supracitado, pergunto a V. Exa., quando necessitam de enviar tropas para o Haiti? mandam as Forças Armadas, quando há necessidades de invadir uma comunidade? mandam as Forças Armadas, calamidades Públicas? mandam as Forças Armadas. Greve de Policiais? chamam as Forças Armadas. Nos só servimos para tapar buracos, obedecer a Presidente e cumprir o que o nosso Congresso Nacional determina. E os nossos salários tão baixos, como ficam?. Conforme V. Exa. é sabedor, a Presidente da República, Vice-Presidente e os Ministros de Estados, foram reajustados em 01/02/2011, no percentual de 133,9% - Dep. e Senadores 61,8%, nós militares da ativa e reserva, teremos que aguardar para 2012, isto é errado, me sinto ofendido, lesado, prejudicado. Nós estudamos, nós nos aperfeiçoamos, somos avaliados a cada semestre, somos obrigados a cumprir legislações e dependemos de conceitos para promoções, cumprimos determinações dos superiores, RDM, Estatuto dos Militares e etc..V. Exa. entrou para a Marinha em 1959, por muito estudo, muito sacrifício, deveria ser respeitado e ter um salário digno ao seu posto, por esse tempo de serviço e pela função que exerce atualmente, que são 53 anos de efetivo serviço, mais de meio século. Agora ficamos dependendo de favores. Existem muitos militares da ativa e da reserva doentes, sem condições de comprar seus remédios, por suas remunerações terem sido corroídas, por não existir um reajuste digno. Muitos militares da reserva, trabalham como TTC para aumentar suas rendas, mas o IRF não perdoa, leva o percentual das duas rendas, se pararmos para analisar, não vale a pena ser TTC. A nossa Chefe é a Presidente, pertencente ao Executivo, e passou a ganhar R$ 27.600,00. Os Comandantes Militares, estão aguardando que aconteça milagre. Até quando vai surgir catástrofes de corrupção, que está levando todo o nosso dinheiro para o fundo do poço, virando lama e atingindo a todos os Brasileiros. Esta verba da corrupção poderia ser aproveitada para o nosso reajuste real. Se existe dinheiro para isso, terá que haver para nós. Exmº Senhores Comandantes Militares das Forças Armadas, briguem pelos seus subordinados, porque os Quartéis estão ficando sem profissionais capacitados para exercerem suas funções. A tropa já não agüenta mais, estão solicitando suas baixas e fazendo concursos para outras entidades que lhe dão melhores remunerações. Acredito que um dia os Brasileiros se reunirão em defesa do nosso País e faremos cumprir a CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA.

  • Pitamante says:
    16 de fevereiro de 2012 16:13

    Se fossemos acreditar em cada notícia no que tange aumento para as forças armadas já publicadas no jornal "O Xxx" Seriamos quase 570 mil Classes médias Altíssima , já ouvi no último jornal da "PLATINADA" final de expediente cortes para o "M.D" e depois, atento as notícias, nada mais foi falado a não ser o caso do Ex. motoboy assassino. Mas é claro guardo ansiosamente uma boa notícia referente ao salário das FFAA, porém por uma fonte nacional de mídia seja radio, Tv ou sites oficiais, pois duvido que a Presidente vá se reunir com um jornalista e meia dúzia de oficiais e o dono desse Blog pra informar isso com exclusividade tal notícia. Forte abraço a todos fiquemos firmes!!!

  • respeito militar says:
    27 de fevereiro de 2012 21:51

    Só podemos melhorar um lugar substituindo o que não funciona,colocando no lugar peças que farão a difernça,pessoas honestas de boa indole que não tenha em seu pensamento ficar com os lucros de um cargo público, e se deixe levar pela ganancia. Essa pessoa deve ter em mente o desejo de melhorar a vida dos que protegem a pátria, pois somos defensores do BRASIL não dos oficiais generais que continuam ganhando como ministro,e esquecem dos praças.

  • mentes de comandos says:
    2 de março de 2012 21:05

    Boa noite.

    Os oficiais-generais,na verdade militares concursados continuam com seus soldos em dia e esperando a gorda aposentadoria.Imaginem os praças que não enxergam aquele dinheiro,pois são considerados " inferiores".

    Isso demonstra a falta de respeito entre militares e o que faz quando deixam um importante profissional ser mandado por militares de concurso e não de vocação que tornam-se embusteiros caxias que se escondem em hierarquia sem usarem o bom senso.

    Essa mentalidade de ser praça peão de generais e oficiais com regalias é a vergonha do Brasil.
    Em Forças Armadas de outros lugares,os praças são respeitados e tampouco se tornam escravos de oficiais com mentalidade de 1800.

    Hoje assisti um especial sobre os Royal Marines do Reino Unido aonde para o camarada ser oficial deve fazer tudo o que um praça faz em tempo menor e bem melhor.Ele possui o mesmo treinamento operacional(puxado por sinal) que os praças.No Brasil existem os tais concursos que mais segregam que agregam.

    Enfim,triste.Quem quiser saber mais sobre forças especiais profissionais sinta-se convidada a visitar o blog mentes de comandos.

    Boa noite.

  • Omar says:
    3 de março de 2012 12:34

    Lamentávelmente o que o Brasil precisa é que seus governantes tomem vergonha na cara.E que o povo independentemente ser ou não militar cobre os seus direitos Constitucionais.Não adianta tentar mostrar uma imagem irreal la fora, enqunto aqui o povo morre de fome, não tem educação, não tem saúde ou seja não tem nada.
    A história nos prova que os paises desenvolvidos hoje, já passaram por uma guerra interna. No fundo nós povo somos culpados dessa vergonha, pois colocamos no poder os curruptos, assilados que já mais deveriam ter voltado. Pos o verdadeiro lugar deles seriam o inferno.As forças Armadas Marinha Exército e Aeronáutica, devem seriamente pensar na união de suas forças, pois a base de uma nação é o povo,os soldados, os cabos, os sargentos os sub Oficiais,os Oficias, pois são eles que formam a maioria.
    Não são os Coronéis e nem os Generais, que formam uma nação forte,e nem o futebol,e nem o carnaval etc. pois é isso que o poder quer alienar o nosso povo sofrido. Chega vamos dar um basta, pois um povo unido jamais será vencido. "Caminhando e cantando e seguindo a canção " pensamos que somos todos iguais, mas a igualdade esta só com o poder.
    Quer conhecer A verdade entre Omadvogado.Blogspot.com , obrigado por ainda ter voz.

  • o duro says:
    28 de março de 2012 13:10

    sou militar e estou morrendo de fome

  • lopes says:
    3 de abril de 2012 21:43

    Estamos com odio da presidencia da república espero que os militares tenhan vergonha na proxima eleicão veja o que á presidente esta fazendo com os militares e saiba escolher um politico que saiba representar os militares porque estão descontandooodio do passado nos militares do futuro

  • lopes says:
    3 de abril de 2012 21:49

    Estamos com odio da presidencia da república espero que os militares tenhan vergonha na proxima eleicão veja o que á presidente esta fazendo com os militares e saiba escolher um politico que saiba representar os militares porque estão descontandooodio do passado nos militares do futuro

  • felicidade says:
    7 de abril de 2012 12:06

    Termos q colocar um militar de coragem no poder pra lutar, por nós militares da força armada. e se reunir pra não eleger os Políticos que nada fazem por nós, todos nós unidos e com nosso familiares. somos forte o bastante pra alterar o modo de pensar desse politico q pensam só em copa do mundo, olímpiadas, e os miliares da força armada pedindo esmola.. pra sobreviver ...

  • AIKA says:
    20 de abril de 2012 18:07

    É UM ABSURDO AINDA NÃO TEREM DEFINIDO O REAJUSTE DE SALÁRIO DOS MILITARES DAS TRES FORÇAS.
    AFINAL MERECEMOS, POIS TODOS TEMOS DIREITO, A UM AUMENTO DIGNO DE SALÁRIO.
    ENGRAÇADO TUDO NESTA DROGA TEM QUE SER CORTADO. MENOS A ROUBALHEIRA DO CONGRESSO.
    QUEREMOS SIM UM AUMENTO DIGNO, JA PASSOU DA HORA.

  • AIKA says:
    20 de abril de 2012 18:13

    é uma ergonha nem pensarem em nos dar aumento.
    o engraçado que para as patifarias do congresso, não falta dinheiro, pois todos os dias vemos nosso dinheiro sendo roubado, pelos congressitas.
    para nos dar aumento digno temos sempre que esperar.
    engraçado não?

  • Vilson Trindade da Silva says:
    6 de junho de 2012 07:50

    Muitos leram e tomaram conhecimento do que o Lula pretendia quando abordou o Min Celso de Melo, sobre quem pagou a viagem para a Alemanha. O Congresso está corrompido e segue as ordens do Presidente, só falta os Tribunais Superiores.Tendo em vista que os Ministros são escolhidos pelo Presidente e sabatinados por politicos, não seria de estranhar que essa maracutaia atingisse aquele alto orgão daJustiça. Se os militares vão ter reajuste, eu duvido, pois nem os 28% determinados em lei foi cumprido, e olha que dinheiro existe. Eu anseio pela renuncia coletiva dos tres ministros militares, que saiam com honra e não fiquem acomodados com essa ditadura do PT

  • Guto says:
    23 de junho de 2012 09:51

    Pensão vitalícia pra filha de militar não é justo.
    Muitas são casadas e tem boa renda familiar.
    Acabando com isso melhora a situação dos demais.

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO