terça-feira, 10 de julho de 2012

Maioria dos brasileiros teme assassinatos






Estudo mostra que 62,3% dos entrevistados têm medo de ser assaltados, 63,5% acham os policiais preconceituosos
 / Arte: Metro
Arte: Metro

Marcela Spinosa, do Metro SP

A maioria dos brasileiros se sente insegura. Mais da metade da população têm muito medo de ser assaltado, assassinado ou ter sua casa invadidas por criminosos, de acordo com pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). 

O estudo, que ouviu 3.799 pessoas, revela que 62,4% têm muito medo de serem assassinadas. O temor de um assalto aflige 62,3% da população. 

Os moradores do Sul são os que sentem menos medo de assassinato (39,1%). Os do Nordeste são os que mais temem o homicídio (72,9%).

Quando se trata de roubo à residência, 62,4% da população têm muito medo de ter suas casas invadidas. Embora o maior índice esteja no Nordeste (73,4%), mais da metade (56,8%) dos moradores do Sudeste também sente muito medo desse tipo de violência. Além disso,  54,5% afirmam ter muito medo de serem agredidos na rua. 

O levantamento também mostra a falta de confiança dos brasileiros nas polícias civil, militar e federal. Para 63,5% dos entrevistados, os policiais são preconceituosos. Outros 53,5% dizem que a polícia não respeita os direitos dos cidadãos. 

O medo é justificável. Por ano, o Brasil tem cerca de 50 mil homicídios. A taxa, de 26,2 mortes para cada 100 mil habitantes, é superior à de países com conflitos armados como o Afeganistão e a Somália.

Fonte: Band

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO