quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Cadetes da PM visitam 9ª Área Integrada de Segurança Pública em MG





Cadetes da Polícia Militar do Espírito Santo, que estão cursando o 3º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) em Minas Gerais, visitaram a 9ª Área Integrada de Segurança Pública em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (17). 

Dentro a proposta de aliar a teoria aprendida em sala de aula com as atividades práticas, cadetes capixabas que cursam o 3º ano do CFO, realizado em Minas Gerais, visitaram a sede da 9ª Área Integrada de Segurança Pública e assistiram a uma palestra ministrada pelo tenente Sassada, coordenador do Grupo Especializado em Policiamento de Áreas de Risco (Gepar) da Polícia Militar de Minas Gerais, sobre os projetos desenvolvidos, com objetivo de aproximação das comunidades da região, em especial o projeto ‘Funk, Arte pela Paz’.

O tenente Sassada ressalta que o Gepar trabalha o contexto social das áreas de risco, visando resgatar a credibilidade da comunidade local para com a Polícia Militar, por meio de ações sociais de polícia preventiva e repressiva qualificada. E o projeto ‘Funk, Arte pela Paz’ é um exemplo, já que os cantores de funk, conhecidos como MC's, começaram a criar músicas que falam sobre a paz e a polícia, com letras que levam uma mensagem positiva aos adolescentes, mostrando que o funk pode ser usado como um veículo de aproximação entre as pessoas e despertar valores positivos.

A visita foi acompanhada pelos membros da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Interativa (DDHPI), da PMES, o tenente-coronel Jailson Miranda e o capitão Valc Rufino, que foram conhecer os projetos desenvolvidos pela Polícia Militar de Minas Gerais.

GEPAR

O Grupo Especializado em Policiamento de Áreas de Risco (Gepar) foi criado pela PMMG para atuar nos aglomerados e vilas observando três aspectos: policiamento preventivo comunitário, policiamento repressivo qualificado e ações sociais.

Para ingressar no Gepar, o policial deverá ser voluntário, bem como ter sido qualificado, pelo menos, em um dos três cursos oferecidos pelo Núcleo de
Prevenção Ativa (NPA), da PMMG, que podem ser: Direitos Humanos, Polícia Comunitária, Programa Educacional de Resistência às Drogas.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO