quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Major da PM de Rio Preto dá dicas para idosos não caírem em golpes





Aproximadamente 295 mil aposentados receberam parcela do 13º.
Orientação é de que aposentados não acreditem em empréstimo fácil.


Desde o último dia 27 de agosto aproximadamente 295 mil aposentados e pensionistas da região de São José do Rio Preto (SP) estão percorrendo as agências bancárias para sacar a primeira parcela do 13º salário. O benefício foi antecipado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Cerca de R$ 122,5 milhões devem ser injetados na economia regional. O Major da Polícia Militar, Luiz Roberto Vicente, alerta que os aposentados que receberem o benefício devem manter a atenção ao saírem das agências bancárias além de cuidados para não caírem em golpes. “Essas ações realizadas pelos criminosos oferecem juros baixos e empréstimo fácil, sem nenhuma burocracia”, diz.

Neste caso os idosos e aposentados entram em contato com as supostas empresas, informando dados pessoais, além de receberem orientações para depositarem dinheiro na conta bancária da empresa para receber a quantia do empréstimo. “O problema é que esse dinheiro nunca é recebido pela vítima do golpe”, alerta o Major.

A orientação da PM é de que os aposentados fiquem atentos às ofertas oferecidas. “Se uma suposta empresa financeira solicitar um depósito na conta de uma pessoa física, como condição de liberação do empréstimo, pode ter certeza que se trata de um golpe” ressalta Vicente.

Além disso, a oferta de juros muito baixos, sem a exigência de um avalista e nome limpo na praça para fornecer crédito pessoal também podem ser um indício de golpe. Outro fator que merece atenção é com relação aos anúncios em jornais e na internet. A orientação é de que o interessado compareça pessoalmente até a companhia e não negocie com financeiras de outros estados.
Aposentados não devem ir às agências para realizar o saque sozinhos (Foto: Reprodução / TV Tem)

Alguns cuidados também devem ser tomados na hora de ir até uma agência bancária para sacar dinheiro segundo o Major. “Se possível, nunca vá ao banco sozinho, leve alguém para acompanhá-lo até a agência. Não aceite ajuda de estranhos e procure a orientação de um funcionário que apresente identificação visível”, explica.

No caixa, se for necessário que o idoso digite a senha, é recomendável ficar o mais próximo possível do teclado, para evitar que golpistas vejam o número da combinação. O dinheiro recebido deve ser conferido ainda no caixa, evitando assim a contagem na saída do banco. Os caixas eletrônicos que ficam localizados na parte interna das agências bancárias ou em locais movimentados (postos de gasolina ou shoppings, por exemplo) devem ser usados durante o dia. Sem contar no cuidado com as senhas do cartão que não devem ser guardadas junto com o cartão.

Fonte: G1 Rio Preto e Araçatuba

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO