domingo, 2 de setembro de 2012

MG reinventa o ensino médio





Projeto torna o currículo escolar mais atraente e desenvolve competências profissionais

“Reinventando o ensino médio”, em fase de testes em 11 escolas estaduais na região Norte de BH, é o tema do 1º vídeo da série “Minas, a melhor educação do país”
em 11 escolas estaduais na região Norte de BH, é o tema do 1º vídeo da série “Minas, a melhor educação do país”

A partir deste sábado (1º), a Agência Minas, num trabalho em parceria com o Núcleo Multimídia do Governo de Minas, publica uma série de reportagens especiais sobre a educação básica no Estado, considerada hoje a melhor do país.

A primeira reportagem da série, sobre o projeto “Reinventando o Ensino Médio”, traz detalhes e entrevistas sobre a ação que tem como objetivo tornar o currículo mais completo e atrativo, além de gerar novas competências nos estudantes.

Inicialmente, o projeto realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) está sendo desenvolvido em 11 escolas da região Norte de Belo Horizonte e incluiu, no currículo dos alunos, ofertas de aulas nas chamadas áreas de empregabilidade: Comunicação Aplicada, Tecnologias da Informação e Turismo.

A carga horária dos estudantes que participam do projeto também é diferenciada. O currículo, que antes era composto por 2.500 horas ao longo dos três anos do ensino médio, é agora composto por 3 mil horas distribuídas nos três anos. São 2.500 horas de formação geral e 500 horas de formação específica. Para o cumprimento da carga horária, no diurno foi instituído o sexto horário.

Série especial na Agência Minas

Este é o primeiro de quatro vídeos que irão revelar algumas das iniciativas do Estado que contribuíram para o alto desempenho do ensino mineiro no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação (MEC). A série, publicada com exclusividade na Agência Minas, também terá reportagens nos dias 03, 05 e 08 de setembro.

Nas séries iniciais do ensino fundamental, os alunos da rede estadual mineira alcançaram índice 6, comparável à qualidade do sistema educacional dos países desenvolvidos. Em comparação com outros estados, a rede estadual mineira também se destaca, mantendo a primeira colocação nos anos iniciais do ensino fundamental. Além disso, Minas subiu para do 3º para o 2º lugar nos anos finais e ficou na 3ª posição no ensino médio.
(fonte: www.mg.gov.br) / http://www.pmmg.portalregional.mg.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO