terça-feira, 11 de setembro de 2012

Os agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal farão protesto hoje




Policiais protestam 

Os agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal farão protesto hoje à tarde no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. "Não é operação-padrão e não vai atrapalhar a rotina. Vamos só panfletar e esticar faixas", explicou o presidente do sindicato da PF em Brasília, Jonas Leal. O ato é para mostrar ao governo que a categoria está unida. "Querem nos vencer pelo cansaço e passar a ideia de que o movimento vai enfraquecer. O efeito foi inverso. Muitos colegas que não pararam ou que retornaram ao trabalho, quando viram a agressividade do ministro da Justiça (José Eduardo Cardozo), aderiram à greve", contou.

Em meados de agosto, Cardozo acusou os policias de abuso de direito, prejudicando a população. O ministro ameaçou punir os envolvidos com medidas disciplinares e judiciais. Para Leal, a forma como Cardozo tratou os policiais foi agressiva. "O governo teve toda a chance de negociar. Chegou a admitir que havia distorções que precisavam ser corrigidas, mas não fez nada. Se quisesse, poderia acabar agora com o movimento. Basta recompor a carreira e nos enquadrar em nível superior, nem que seja após 2015", argumentou.

Hoje de manhã os policiais, vão fazer um minuto de silêncio em frente à Embaixada dos Estados Unidos pelas vítimas do 11 de setembro. Ontem, participaram de palestra de prevenção ao suicídio, em frente à Superintendência Regional da Polícia Federal. O ato marcou o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e serviu para orientá-los a lidar com situações de pressão (assédio moral, perseguições e brigas internas).

"Nos últimos dois meses, três policiais federais se suicidaram somente no DF. O Departamento não oferece nenhum tipo de acompanhamento", reclamou Leal. Ele disse que uma portaria da Secretaria de Direitos Humanos assegura aos profissionais do sistema de segurança pública atendimento especializado em saúde mental, o que não é cumprido.

Fonte: Correio Braziliense / FENAPEF

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO