sábado, 22 de setembro de 2012

PORQUE NÃO PODEMOS DESMILITARIZAR?






Esse texto vem como uma provocação depois de ter saído na imprensa que o Brasil disse não a desmilitarização justificando que fere a constituição Brasileira, mas será que isso acontece mesmo? Será que não poderíamos desmilitarizar se fosse comprovado que serviríamos melhor a população longe das amarras das leis militares.

Essa pauta foi bastante discutida em maio quando em Genebra (Suiça) vários países questionaram porque o Brasil era uma das únicas policias do mundo que era militarizada. Essa discussão não e nova, vários pesquisadores que estudam sobre segurança pública acreditam que a desmilitarização aproximaria a polícia da população, além disso, a grande insatisfação dos profissionais de segurança pública em relação ao atual modelo de policia, tendo sido feito uma pesquisa pelo ex-secretario nacional de segurança pública Luiz Eduardo Soares mostrando que 70% desses profissionais estão insatisfeitos com o atual modelo de segurança pública no Brasil.

Já que todos estão insatisfeitos, porque não mudar, ou as amarras do militarismo irão permanecer em todos os policias e bombeiros? Seria interessante que tivéssemos uma união de ideais entre os profissionais de segurança pública e os pesquisadores da área, o que não pode acontecer e permanecer do jeito que estar. 

Escrito por Roberto Barros

Assessoria de Comunicação/ASPRAMECE

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO