sábado, 29 de setembro de 2012

Semana do Transito agitada em Lavras





Em Lavras, a Semana Nacional do transito teve diversas atividades elaboradas em conjunto pelo 8º Batalhão, 6ª Companhia Independente de Transito, Universidade Federal de Lavras e pelos integrantes do Centro de Educação para o Transito, Acessibilidade, Prontosocorrismo e Interdisciplaridade (CETAPI).

Blitz na BR 265 - Policiais Militares, discentes e docentes da UFLA unidos para Educação


No dia 18, início da Semana Nacional de Trânsito, uma blitz educativas foi realizada na BR 265, por policiais militares acompanhados de discentes e docentes da Universidade Federal de Lavras. Foi a primeira vez que profissionais do mundo academico tiveram a oportunidade de participar na prática de uma blitz. " A experiencia foi muito boa, gratificante e tirei várias conclusões, que pretendo abordar em nossas futuras discussões para tentar entendermos o processo educacional de forma transdisciplinar, não formal e multiprofissional", afirmou a professora Maria da Gloria do Departamento de Educação da UFLA.

lançamento oficial do CETAPI - Encontro reune professores da Educação Básica

No dia 20 foi realizado um encontro com professores da Educação Básica. No evento foi apresentado as atividades do programa “Trânsito Acessibilidade, Prontosocorrismo e Interdisciplinaridade na Escola” que será desenvolvido pela equipe do CETAPI, composta por docentes e discentes da UFLA policiais militares de Lavras.

Os professores da rede pública participaram de um nivelamento nas áreas de transito, acessibilidade, prontosocorrismo e interdisciplinaridade, ministrado numa plataforma ambiental pelos componentes do CETAPI. Depois deste treinamento os professores poderão levar seus alunos à Transitolândia da PM, onde participarão de atividades pedagógicas. Segundo a professora Giancarla, do Departamento de Educação Física da UFLA, este encontro foi importante para divulgar as atividades do CETAPI aos profissionais da educação.

Ainda no dia 21, uma campanha de educação para o transito foi realizada no interior da UFLA, visando conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância da segurança no trânsito. Mais uma vez, policiais militares, discentes e docentes da UFLA, abordaram motoristas e pedestres e distribuíram dicas de segurança e orientações sobre um trânsito seguro. A professora Elaine Frade, do departamento de Educação da UFLA, ressaltou a importância do mundo acadêmico como multiplicadores do conhecimento e como formadores de opinião pública.

Educação no trânsito para academicos no interior da UFLA

O CETAPI iniciará a capacitação de professores da Educação Básica, a partir do próximo mês. O curso será ministrado por policiais militares do 8º BPM e 6ª Cia Ind Mat, além de professores e alunos da Universidade Federal de Lavras. Para o comandante da 6ª Cia Ind MAT, capitão Ageu, o fato de ter professores na rede pública com formação na área, facilitará a educação do trânsito nas escolas. "O programa do CETAPI é inovador e servirá de exemplo para o país em breve", afirmou o comandante do 8º Batalhão tenente coronel Claret, idealizador do programa.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO