quinta-feira, 20 de setembro de 2012

UNIDADE DE POLÍCIA PACIFICADORA DA ROCINHA É INAUGURADA NESTA QUINTA-FEIRA





Efetivo de 700 policiais irá patrulhar os 840 mil metros quadrados da comunidade da Zona Sul do Rio

A Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) inaugura, nesta quinta-feira (20/9), a partir das 10h, a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, na Zona Sul do Rio. Com um efetivo de 700 policiais militares que irão patrulhar 25 subcomunidades na maior comunidade do Brasil, a iniciativa consolida a pacificação nos cerca de 840 mil metros quadrados de extensão territorial, beneficiando mais de 69 mil moradores, segundo o Instituto Pereira Passos (IPP). A solenidade de inauguração acontecerá na Praça Ailton Rosa.

Ocupada pelas forças policiais desde novembro de 2010 - e desde março de 2012 sendo patrulhada por um efetivo de 408 homens de diversos batalhões operacionais da Polícia Militar (Bope, BpChoque e Batalhão de Ações com Cães) sob o comando do major Edson Santos, de 38 anos - a Rocinha terá no comando da UPP o major Edson, que continuará desenvolvendo o trabalho que já vinha realizando com viés na busca da proximidade com os moradores. 

A 28ª UPP do Estado contará ainda com uma sede própria que será construída no Parque Ecológico e com mais oito bases avançadas que ficarão espalhadas em pontos estratégicos da comunidade. No dia da inauguração, estarão funcionando três bases que já estão instaladas: duas na Rua Dois e uma na localidade conhecida como Cachopa.

- A retomada é permanente e a polícia foi mais uma facilitadora nesse processo. Para preservar vidas e liberdades, função principal dos agentes policiais, não vamos medir esforços e por isso estamos muito motivados com a oportunidade de estabelecer a proximidade com a população da maior favela do Brasil - afirmou o coronel Rogério Seabra, coordenador-geral das UPPs.

Perfil dos comandantes 

O major Edson dos Santos está na Polícia Militar há 12 anos. Antes de ser escolhido para comandar a UPP Rocinha, ele foi comandante da ocupação na comunidade e trabalhou no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Passou pelo 20º BPM (Mesquita) e pela Academia de Polícia Dom João VI, antes de se tornar um dos coordenadores do Projeto Lei Seca.


O subcomandante da UPP Rocinha é o tenente Neyfson Rodrigues Borges, de 30 anos, há quatro anos a serviço da polícia. Após concluir o Curso de Formação de Oficiais (CFO) foi para o Bope, onde ficou por um ano. Atualmente, Neyson cursa Defesa de Gestão Estratégica Internacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ambos possuem pontos em comum nas suas trajetórias policiais: foram aprovados em 1º lugar no CFO e tiveram atuações destacadas no Bope. O major Edson foi 1º lugar no Curso de Operações Especiais (COESP) e o tenente Neyfson esteve à frente do setor de Reserva de Armamentos do Bope.

Serviço

Inauguração da UPP Rocinha

Dia: 20 de setembro de 2012 (quinta-feira)

Horário: 10h

Endereço: Praça Ailton Rosa, Estrada Lagoa-Barra, sentido Barra, logo após a saída do Túnel Zuzu Angel


A Imprensa deverá estacionar os seus veículos no Complexo Esportivo da Rocinha, que fica na Rua Bertha Lutz, nº 84 - ao lado da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha. De lá, os profissionais deverão atravessar a passarela até o local da inauguração.

Por  Ascom da Coordenadoria de Polícia Pacificadora

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO