sábado, 6 de outubro de 2012

Na TV, presidente do TSE exalta Ficha Limpa e pede responsabilidade




Em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão na noite deste sábado (6), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, exaltou a Lei da Ficha Limpa e pediu que os brasileiros, ao votarem neste domingo (7) tenham responsabilidade.O pronunciamento foi transmitido às 20h30 deste sábado, véspera da votação em que quase 139 milhões de eleitores vão escolher prefeito e vereador.


A ministra inicou sua fala falando sobre o futuro. "Presente e futuro a gente constrói. O humano é um fazer a cada dia. E é assim que, a cada eleição, recriamos o Brasil". Adiante, Cármen Lúcia, que também é ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), lembrou que a Lei da Ficha Limpa foi uma iniciativa popular e afirmou que os juízes devem garantir a sua aplicação.


"Você, cidadão, é o autor da Lei da Ficha Limpa. Nós, juízes, garantiremos a sua aplicação. Mas quem vota é você e é o voto que faz o país acontecer. E assim você escolhe se quer ser agradecido ou perdoado pelos que vierem depois", disse Cármen durante o pronunciamento.


Esta será a primeira eleição com a vigência da Lei da Ficha Limpa. Pela norma, fica proibido de disputar cargo público quem tenha sido condenado em decisão colegiada da Justiça, mesmo que o processo não tenha transitado em julgado (sem possibilidade de recursos).


A presidente afirmou que os eleitores decidirão em quem votar com "total liberdade". "Quem é livre é responsável. E responsabilidade é libertação: do que foi e não deu certo, do que deu certo, mas pode ser melhor", disse.


"Essa sua liberdade é fruto de conquista. Essa sua liberdade é fruto da cidadania. Acredite em você. Exerça a sua liberdade. Faça o presente que você quer e prepare o futuro que você busca", declarou Cármen Lúcia.


Cármen afirmou que deseja um Brasil "justo, igual, honrado e limpo". "Não é que seja fácil, mas viver também não é. E seguimos vivendo".


A presidente concluiu o pronunciamento pedindo aos eleitores que votem "limpo". "Porque o Brasil merece. Porque você merece", disse.


Veja o artigo original no G1

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO