quarta-feira, 24 de outubro de 2012

PMES recebe militares de Minas Gerais para ministrar curso do Proerd






A Polícia Militar do Espírito Santo recebeu duas policiais militares do Centro de Treinamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) de Minas Gerais, que vão ministrar aulas no Curso de Instrutor para 36 policiais capixabas que participam da capacitação, que será concluída na próxima sexta-feira (26).

As policiais, tenente Bianca Grossi Silveira Campos está atuando como coordenadora do curso de Instrutor Proerd e a sargento Aline Sílvia da Fonseca é mentora do programa. A tenente Bianca ressalta que o Proerd é interação e é foi muito bom poder vir ao Espírito Santo formar novos instrutores. "Não viemos aqui para trazer informações, mas para trocar experiência e essa interação é muito boa". Ela ressalta que os alunos já saíram do curso com o currículo do Proerd, aplicado no 7º ano do ensino fundamental atualizado, bem como o programa voltado para a educação infantil.

Proerd
Orientação para prevenir o uso de drogas é o objetivo do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), projeto social que tem sido desenvolvido pela Polícia Militar do Espírito Santo há aproximadamente 10 anos, por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Interativa.

O Programa nasceu de uma iniciativa de educadores e policiais americanos, que surpresos com uma grande demanda de apreensão de drogas em Los Angeles, na década de 1980, iniciaram um trabalho de prevenção visando diminuir o índice de jovens envolvidos com o uso de drogas e violência. 

O Programa Dare (Drug Abuse Resistence Education), iniciado em 1983 na cidade de Los Angeles, foi apresentado posteriormente pela Embaixada dos EUA para as polícias Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro, que então passaram a desenvolvê-lo no Brasil. 

No Brasil, o Dare recebeu a denominação de Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, sofrendo adequações necessárias à cultura local, contudo, mantendo a metodologia original. O programa consiste numa ação conjunta entre o policial militar, devidamente capacitado, educadores, pais e comunidades, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, além de estabelecer uma relação de confiança entre as partes.

O Proerd é voltado para alunos do ensino fundamental, do 5º ano, com idades entre 9 e 12 anos e do 7° ano, com idades entre 12 e 16 anos. Crianças e adolescentes participam de aulas lúdicas e técnicas educacionais, ministradas nas escolas por instrutores militares, a fim de que aprendam a resistir às pressões e dizer não às drogas e à violência.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO