sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Programa 'Cidade Segura' auxilia PM em Santo Antônio do Monte, MG





Foram instaladas 25 câmeras de monitoramento em vários pontos.
Comerciantes dizem que trabalham mais tranquilos com as câmeras.

Central de controle da PM registra a movimentação em toda a cidade 
(Foto: Reprodução/TV Integração)

Até 2013, 491 câmeras de videomonitoramento devem ser instaladas em Minas Gerais, de acordo com a Secretaria de Defesa Social. Trata-se de uma forma para tentar diminuir a criminalidade, principalmente, em cidades de médio porte. E em Santo Antônio do Monte, no Centro-Oeste, isso já é uma realidade com o Programa 'Cidade Segura', que tem ajudado a Poícia Militar (PM) no combate ao crime.

Quando o assunto é ser monitorado 24 horas por dia, algumas pessoas não são a favor. "Não é que eu não goste. Mas, acaba a sua privacidade também", disse o representante comercial José Maria Pinto.

Se para alguns pode não ser muito confortável, quando o caso é a preservação da segurança as opiniões mudam. "Eu acho muito importante. A segurança hoje é o que mais preocupa", afirmou o taxista Antônio Miranda.

Em Santo Antônio do Monte foram instaladas 25 câmeras de monitoramento em vários pontos da cidade. Uma deles fica em frente a loja de Geraldo Wantuir de Souza e ela registra todos os movimentos de quem passa pelo local. "A gente se sente mais tranquilo. Acho que ajuda bastante", avaliou.

Para a comerciante Dirce Araújo as câmeras são motivo para trabalhar com mais tranquilidade. "Acho que inibe muito, pois eles sabem que estão sendo filmados. Só se vierem encapuzados que a gente pode não reconhecer", contou a comerciante.

Nos pontos mais movimentados como na Praça da Matriz é possível ser observado por vários ângulos diferentes. As câmeras de segurança contam ainda com recursos de aproximação e alta definição que facilitam o trabalho da polícia na identificação dos suspeitos.

Em uma ocorrência registrada no início de outubro, a polícia foi chamada para abordar os suspeitos de um assalto. Foi graças ao equipamento, que tem um alcance de aproximação de 800 metros, que os monitores descobriram a arma em cima de uma guarita. Três suspeitos foram presos e todo o material roubado recuperado. 

Na sala de monitoramento as imagens das câmeras ficam projetadas em um telão durante o dia e a noite. Os funcionários se revezam analisando cada movimento suspeito. Foi criado também um roteiro para que os policiais que fazem a ronda e os monitores trabalhem sempre em sintonia. "A população tendo ciencia da existência dessas câmeras, inibe a atuação, pois sabe que o tempo todo está sendo monitorada e que qualquer situação suspeita a Polícia Militar estará sendo acionada de imediato no local", reforçou o tenente da PM, Harley Costa Barbosa.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO