sexta-feira, 23 de novembro de 2012

"Brasil muda hoje", diz Ellen Gracie, 1ª mulher a presidir o STF, sobre Barbosa




Brasília - A ex-ministra Ellen Gracie, primeira mulher a chegar ao STF e também a primeira a presidir a Corte, destacou a superação de preconceitos no tribunal após cerimônia de posse do ministro Joaquim Barbosa, o primeiro negro a presidir a mais alta instância da Justiça no País. "O Brasil muda no dia de hoje", disse. "De certa forma, quando se supera o primeiro, se supera o segundo, o terceiro e é importante que se supere outros preconceitos". Ela lembrou que comandava a Corte quando Barbosa assumiu o cargo de ministro.

O ex-presidente do STF Carlos Ayres Britto também elogiou seu sucessor, Joaquim Barbosa, e disse que ele será um bom "timoneiro" para a Corte. Britto, após participar da cerimônia de posse, destacou várias qualidades de Barbosa, a quem chamou de amigo. "Ele tem todas as qualidades para tocar esse barco com a segurança de um mais experimentado timoneiro, corajoso, lúcido, experimentado, ético, democrático. É um dia de glória para o País tê-lo como presidente do Supremo Tribunal Federal", disse Ayres Britto.

Para o ex-presidente, os arroubos de Barbosa, que protagonizou diversos bate-bocas em plenário são apenas uma demonstração de autenticidade, característica que não o atrapalhará a conduzir o tribunal. "Ele é um homem que impõe a emoção ao falar, mas eu vejo a emoção que aflora como sinal de autenticidade. É um homem autêntico, que não esconde seus sentimentos".

As informações são do iG

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO