sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Câmeras de segurança ajudam na prevenção de crimes em Araxá, MG




Alguns pontos de Araxá, no Alto Paranaíba, estão sendo monitorados por meio de câmeras de vídeo. Os equipamentos foram instalados na região central da cidade e estão em fase de testes. Para a Polícia Militar (PM), os aparelhos vão ajudar na prevenção e também na investigação de crimes cometidos na cidade.
Na farmácia onde Edirley de Oliveira trabalha como gerente, câmeras instaladas gravaram toda a ação dos assaltantes na semana passada. O equipamento foi instalado há cinco anos, um investimento de R$ 2,5 mil. "Ajuda a inibir e é um material de investigação para os policiais", explicou o gerente.
Esse tem sido um importante instrumento para a Polícia Civil (PC) fazer o trabalho de investigação. Quando acontece algum crime na cidade é realizado um rastreamento por meio das câmeras da região em busca de imagens que identifiquem os autores dos delitos.
O Conselho de Segurança Pública (Consep), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia) e PM, tem um projeto para instalar 40 câmeras na cidade. "As imagens são satisfatórias, atendem muito bem. Com isso, nós pretendemos instalar umas 16 câmeras para começar a atender principalmente os pontos mais críticos da nossa cidade. Esperamos que com isso tenhamos condição de melhorar um pouco mais o patrulhamento, a vigilância sobre roubos, assaltos e outros delitos que venham a ocorrer", ressaltou o presidente do Consep, Valter José das Neves.
Os pontos foram selecionados pela PM de acordo com o número de ocorrências. Das cinco câmeras já instaladas, duas são monitoradas pela Acia e o batalhão da PM recebe o sinal de três delas. De acordo com a PM, Araxá não pode mais ser vista como uma cidade pequena e precisa da ajuda da tecnologia para o combate ao crime. "A nossa intenção, em Araxá, e na área do Batalhão, é monitorar e ter acesso às imagens gravadas de vários locais ao mesmo tempo. É uma ideia que não tem limite de crescimento. A gente não pode falar que a cidade é pequena e deixá-la ficar atrasada no tempo. A tecnologia está à disposição e nós temos que utilizá-la a favor da comunidade para previnir e reprimir o crime", esclareceu o tenente .
Fonte: http://g1.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO