sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Patos de Minas terá câmeras de videomonitoramento em 2013




Integrantes do sistema de Defesa Social se reuniram na tarde desta quinta-feira (22), em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. O objetivo foi elaborar estratégias para enfrentar a criminalidade no município e na região, elaborando um diagnóstico regionalizado dos índices de homicídios e crimes violentos nas 24 cidades pertencentes à 10ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp). Entre as definições está a instalação de câmeras de videomonitoramento em 2013.

O encontro contou com a presença do secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, membros das Polícias Militar e Civil, além de lideranças policiais da Risp. “O estado tem de se mostrar vigilante e deixar claro que o papel de defesa social é dele, que é monopólio do estado. E nós não podemos compactuar com ações isoladas e nem mesmo fazer vista grossa contra elas”, comentou o promotor de Justiça, Paulo Henrique Delicole.

Os dados deste ano sobre a criminalidade na área da 10ª Risp, que é composta por 24 municípios da região do Alto Paranaíba, ainda não foram divulgados oficialmente, mas de acordo com a Polícia Militar, em Patos de Minas o número de crimes violentos como homicídios e assaltos já ultrapassaram a quantidade registrada em todo o ano passado.

Em setembro o G1 divulgou que "apesar de dados da PM apontarem uma redução na criminalidade em Patos de Minas, comerciantes da região central cidade estavam preocupados e pediam aumento no policiamento". Na época um ofício foi enviado para a polícia pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sindcomércio) solicitando melhorias na segurança, mas a PM informou que não havia necessidade de acréscimo no efetivo. “Esse medo que vocês estão falando não está ocorrendo porque sempre que os comerciantes precisam a PM dá uma resposta na mesma hora e realiza todos os procedimentos necessários”, comentou o chefe de comunicação organizacional do R$ 15º Batalhão de Polícia Militar, Evando Martins;

Contudo, em outubro, após uma reunião entre os comerciantes e militares, o comando da PM, responsável pelo patrulhamento da área, admitiu um aumento em relação aos crimes de furtos e roubos na cidade. No dia 16 de outubro o capitão e comandante do policiamento no Centro da cidade, Adhynan Santos, informou que nos primeiros seis meses deste ano foram registrados 28 assaltos, contra 16 no mesmo período de 2011. Em relação aos furtos em estabelecimentos, passaram de 56 para 97. "Estamos realocando o efetivo, principalmente nos horários em que os crimes têm acontecido e também nos finais de semana", disse.
Enquanto isso, nas ruas da cidade não é preciso andar muito para encontrar quem já foi vítima de furtos e roubos. “Eu moro num apartamento e já abriram lá e roubaram as minhas joias. Já roubaram um professor que morava em frente também. Já fui assaltada e não tem segurança alguma”, lembrou a professora Marli Resende. Para o técnico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Gilson Gonçalves, a cidade está muito violenta pelo porte que ela tem.

Entre os casos de violência está o assalto a uma joalheria, que chamou a atenção pela violência do bandido. 

O sistema segurança mostrou quando um homem entrou armado e anunciou o assalto. Uma funcionária se assustou e o assaltante começou a quebrar os vidros do balcão. E apesar de as câmeras não mostrarem, a polícia disse que o bandido fez alguns disparos. O dono da loja reagiu jogando uma cadeira contra o ladrão. Ele saiu, mas voltou em seguida fazendo outros disparos. E novamente ninguém foi atingido.

Nesta quinta-feira, o secretário de Estado de Defesa Social disse que tem conhecimento da situação e que investimentos serão feitos a partir do ano que vem. “Em 2013 nós contemplaremos a cidade de Patos de Minas com a implantação de 18 câmeras de videomonitoramento. O processo licitatório se inicia possivelmente em janeiro e ainda no primeiro semestre serão instaladas em locais definidos pela Polícia Militar”, concluiu o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO