quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Sentença dada a Dirceu tem destaque internacional




Jornais do mundo todo trataram ontem a condenação pelo STF do ex-chefe da Casa Civil José Dirceu como uma decisão marcante e um símbolo no combate à impunidade. 

O "The New York Times" fez reportagem em sua versão impressa e afirmou que se trata da mais dura condenação por corrupção contra um político do alto escalão do governo no Brasil. Mas se mostra cético quanto à permanência de políticos na prisão no país."É muito raro no Brasil um político do alto escalão passar muito tempo na prisão por corrupção ou outros crimes", conclui o jornal.

Já o britânico "Financial Times" destacou que a decisão do Supremo abriu um precedente no Brasil, que tem "uma longa e pitoresca história de políticos que cometem crimes e escapam da punição"."O caso está sendo considerado como um divisor de águas em um país onde os políticos e as elites são acusados de usar um sistema jurídico ineficiente para agir com impunidade", escreveu.

A rede de televisão inglesa BBC, em seu site, também noticiou a condenação com destaque: "A sentença foi vista por muitos no Brasil como evidência de que políticos não estão imunes a punições".

Já o espanhol "El País" reforçou a ligação de Dirceu com Lula e Dilma. O jornal também reproduziu o bate-boca entre o relator Joaquim Barbosa e o ministro revisor, Ricardo Lewandowski, "que anteriormente havia absolvido Dirceu, e acusou Barbosa de surpreender o tribunal com o expediente do dia".

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO