sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Transferência de PMs para Operação Golfinho preocupa cidades do interior




A transferência de policiais militares para trabalhar no Litoral Norte durante o verão preocupa municípios do interior do Rio Grande do Sul. O temor é que, com menos policiais, aumente a criminalidade nessas cidades, conforme mostra a reportagem do RBS Notícias (veja o vídeo).

A Brigada Militar deve enviar para as praias gaúchas mais de 4,1 mil homens, que irão atuar durante os três meses da Operação Golfinho. Mais da metade do efetivo sairá do interior do estado.

“A população, uma boa parte, se desloca para o veraneio. Este é o objetivo dos policiais do interior irem para o litoral", justifica o major Paulo Nascimento, da Brigada Militar de Cruz Alta.

A transferência gera preocupação no município do Noroeste do estado. Responsável por 14 municípios da região, o Comando de Cruz Alta já opera com déficit de 31% no efeito. Número que deve crescer com o envio de oito policiais para a Operação Golfinho.

Em um dos bairros da cidade, a única unidade de polícia para atender pelo menos cinco bairros estaria fechada pela falta de policiais. O local foi reinaugurado há pouco mais de dois meses, depois de oito anos fechado.

“Eu tenho muito medo de sair à noite. Muito”, diz uma moradora, que pediu para não ser identificada.

Em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, os comerciantes estão apreensivos. Em uma joalheria da cidade, um segurança particular foi contratado. Na outra, o proprietário, depois de ter sido assaltado três vezes, decidiu parar de vender ouro.

“Por motivos de segurança. Pela falta de efetivo aqui em Santa Cruz do Sul, nós resolvemos parar e não correr o risco de sermos assaltados e, daqui a pouco, atingidos por uma bala”, disse o empresário Henrique Gerhardt.

Com mil militares para atender os 83 municípios da Região Norte, a Brigada Militar deve destinar 51 policiais para a Operação Golfinho. A maior cidade da região, Passo Fundo, vai perder 15 PMs.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO