quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Vagas para investigador em Ribeirão não bastam, dizem OAB e sindicato




O número de vagas abertas pelo Estado de São Paulo em um concurso para contratar investigadores não será suficiente para acelerar o esclarecimento de crimes em Ribeirão Preto (SP). A previsão é do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que reclamam do baixo número de policiais na cidade.

"Apenas 15% dos crimes são solucionados em Ribeirão Preto", disse o presidente do Sinpol, Eumari Lúcio da Mata. Segundo o sindicato, a falta de profissionais é o principal motivo para o baixo número de casos solucionados. “Isso acontece pela falta de recursos humanos”, comentou. Para amenizar esse déficit e aumentar a eficiência da polícia, o governo abriu concurso para contratar 443 investigadores em todo o Estado.

Para Mata, a quantidade de vagas abertas no concurso é insuficiente para atender a demanda. "A cidade precisaria de 150 a 200 investigadores a mais para que uma resposta razoável fosse dada para a sociedade”, opinou o sindicalista.

OAB

A Comissão de Direitos Humanos da OAB também entende que é preciso dobrar o número de investigadores e escrivães na cidade para que a solução dos casos seja maior. “Tivemos poucos concursos nos últimos anos e o número de policiais é pequeno. O salário também não é convidativo”, disse o advogado José Ricardo Guimarães Filho.

Para ele, a falta de solução de crimes faz os moradores duvidarem da eficiência da polícia. "Faltam policiais, por isso os números de esclarecimentos de crime são tão baixos", questionou o representante da OAB.

Estado

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP) respondeu que os 433 investigadores que serão contratados após o concurso serão designados para trabalhar nos locais de maior necessidade. Entretanto, a SSP não informou quantos deles serão encaminhados para Ribeirão Preto. A secretaria também disse que abriu um concurso para contratar 244 escrivães.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO