domingo, 23 de dezembro de 2012

Maconha pode fazer com que dor incomode menos, diz estudo




Usando imagens do cérebro, pesquisadores descobriram que um ingrediente psicoativo presente na maconha pode fazer com que pacientes se sintam menos incomodados com a dor, embora não possa reduzi-la. As informações são do site da BBC. As conclusões, publicadas no jornal Pain, vêm de um trabalho desenvolvido por pesquisadores da University of Oxford.

Eles convocaram 12 homens saudáveis para participar do pequeno estudo. Cada um dos voluntários recebeu um tablete de 15 mg de THC (tetra-hidro-canabinol), o ingrediente responsável por deixar a pessoa “alta” – ou uma medicação com efeito placebo. Depois disso, os pesquisadores aplicaram na pele dos participantes um creme contendo pimenta, que causou a sensação de dor e ardência. Para comprovar os resultados, cada um deles teve sua atividade cerebral escaneada.

Dr. Michal Lee, autor do estudo, disse que a média das pessoas que receberam o THC não relatou nenhuma mudança com relação à ardência, enquanto que a dor incomodou menos. As imagens cerebrais mostraram uma atividade reduzida em áreas chave do cérebro, o que explica o alívio da dor entre os participantes da experiência.

Lee acredita que a descoberts pode ajudar a identificar quem pode se beneficiar deste ingrediente “No futuro estaremos aptos a prever quem responderá à maconha, mas precisamos estudar pacientes com dor crônica em períodos mais longos de tempo”, pontuou. “A maconha não parece agir como um remédio para dor convencional. Algumas pessoas respondem muito bem, outras não. As imagens cerebrais mostram uma pequena redução nas regiões do cérebro que atuam na sensação de dor”, ressaltou.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO