sábado, 1 de dezembro de 2012

Pesquisa revelará demandas de policiais que atuam nas fronteiras




Quais as dificuldades enfrentadas pelos policiais brasileiros que atuam nos 11 estados que fazem fronteira com outros países? Para identificar a situação desses servidores e com o objetivo de estimular e fomentar a permanência nessas regiões marcadas pelo isolamento e uma série de dificuldades que as tornam menos atrativas para os policiais, a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) realiza desde o dia 19 de novembro até o dia 31 de dezembro pesquisa on-line com esses profissionais de segurança pública.

Com o resultado da pesquisa, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Senasp/MJ pretende formular diretrizes que permitam valorizar os agentes de segurança pública que atuam nas fronteiras e promover com mais eficácia as ações de segurança pública na região. Os questionários serão respondidos por servidores das polícias Militar, Civil, Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Municipal.

Além do isolamento, os policiais enfrentam dificuldades de locomoção, baixa densidade demográfica e escassas opções de lazer e cultura. Por esse motivo, as percepções dos agentes são importantes para uma análise mais aprofundada das atividades que desempenham e as condições de trabalho na faixa de fronteira. A valorização profissional insere-se nas ações de implementação da Estratégia Nacional de Segurança nas Fronteiras (Enafron) do Ministério da Justiça.

A Enafron vem se destacado em ações para o fortalecimento das instituições estaduais de segurança pública. Entretanto, para o sucesso da política, é imprescindível que se volte também a atenção para o profissional, operador de segurança pública, lotado nas fronteiras e responsável por implementar diretamente as ações previstas pela Estratégia Nacional.

O questionário foi elaborado a partir de um grupo de trabalho, composto por técnicos da Senasp e por profissionais das instituições de segurança pública dos 11 estados de fronteira, durante o I Simpósio de Segurança Pública nas Fronteiras do estado do Rio Grande do Sul, realizado no município de Chuí no período de 22 a 26 de outubro.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO