terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Confira a tabela de pagamento do IPVA 2013 em Minas Gerais






FOTO: SAMUEL ANDRADE/O TEMPO
O atraso no pagamento das parcelas do imposto do carro vai gerar multa diária de 0,3%
SAMUEL ANDRADE/O TEMPO
O atraso no pagamento das parcelas do imposto do carro vai gerar multa diária de 0,3%
O pagamento do IPVA 2013 em Minas Gerais já pode ser feito. Os motoristas devem ficar atentos à escala de vencimento, que é de acordo com o final da placa do carro. Quem quitar o imposto à vista, conforme a escala de vencimento pelo final da placa do veículo, tem desconto de 3%. O governo do Estado espera que 32% dos contribuintes façam a opção de quitar o imposto em parcela única.
O IPVA é considerado o segundo imposto em arrecadação para o Estado, atrás apenas do ICMS. Neste ano, o IPVA deve contribuir com R$ 3,02 bilhões com o caixa do Estado. Desde o início de dezembro de 2012, 506.519 contribuintes já quitaram integralmente o IPVA 2013 e outros 113.518 pagaram a primeira parcela, totalizando 620.037 pagamentos efetuados.
Confira a tabela de pagamento:
Em comparação com o ano de 2012, a tabela do IPVA 2013 apresentou redução média de 11% da base de cálculo adotada, baseada em estudos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), e de 7,87%, se considerados os periódicos especializados do setor. A alíquota de 4% aplicada aos automóveis é a mesma praticada nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
O valor da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV), no valor de R$ 71,30, que vence no dia 31 de março, poderá ser paga no dia 1º de abril. O atraso no pagamento das parcelas do IPVA 2013 gera multa diária de 0,3% e, após trinta dias, de 20%, com a cobrança de juros pela taxa Selic.
O contribuinte pode pagar o IPVA 2013 diretamente nos terminais de auto- atendimento ou nos guichês dos bancos credenciados, informando o número do Renavam do veículo.
A emissão gratuita da guia de arrecadação do IPVA poderá ser feita também pelo site da Secretaria de Estado da Fazenda no www.fazenda.mg.gov.br onde também poderão ser feitas as consultas aos valores do IPVA 2013. Quem preferir, pode ligar para o telefone 155 do LIGMINAS para obter mais informações sobre o imposto.
Do total arrecadado com o IPVA, 20% serão repassados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e de Valorização dos Profissionais de Educação. Do restante, 40% serão destinados ao caixa único do Estado e 40% para o município de licenciamento do veículo.

Fonte: O TEMPO

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO