segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

SP: polícia usa tecnologia israelense para identificar motoristas




Desde o começo do carnaval, 43 pessoas foram autuadas e multadas nos bloqueios em São Paulo porque dirigiam alcoolizadas.

Veja vídeo no G1

A fiscalização da Lei Seca está mais rigorosa durante o carnaval. Além de flagrar quem insiste em beber e dirigir, a polícia de São Paulo está utilizando tecnologia de última geração que tem até câmeras de reconhecimento facial. Pela primeira vez, as policias Militar, Civil e Científica atuam juntas para flagrar quem dirige alcoolizado ou drogado.

Jânio José tentou se explicar para os policiais. “Tomei uma cerveja agora há pouco com os meus amigos, há meia hora atrás. Nada de exagero”, afirmou.

Mas o teste do bafômetro apontou 0,68 miligramas de álcool. Jânio vai ter que pagar a multa de quase R$ 2 mil e não vai poder dirigir por um ano.

Desde o começo do carnaval, 43 pessoas foram autuadas e multadas nos bloqueios em São Paulo porque dirigiam alcoolizadas.

“Quer beber, beba em casa. Se for em um barzinho, pegue um táxi. Melhor coisa que todo mundo pode fazer”, afirmou Luiz Antônio de Alcântara, encarregado de delivery.

Alguns equipamentos eletrônicos vão poder ajudar a polícia nas blitz. Um desses equipamentos é uma câmera de tecnologia israelense, a mesma utilizada nos aeroportos para fazer o reconhecimento facial das pessoas.

Nos bloqueios, a câmera vai descobrir quem é o motorista que foi parado comparando o rosto dele à foto da carteira de habilitação, que está no sistema do Detran, tudo via internet.

“Às vezes o cidadão não porta o documento, pode se identificar como sendo outra pessoa, e tendo essa tecnologia e comparando com o banco de dados vamos trazer as informação desse cidadão”, explica Irineu Eichemberg, assessor de Tecnologia da Informação do Detran de São Paulo.

Além do álcool, quem usar drogas antes de dirigir também pode ser autuado agora. Foi o que aconteceu com um jovem na madrugada de sábado. A saliva dele, colocada em um aparelho, indicou que ele dirigia sob o efeito de maconha.

Ele vai ter a mesma punição de quem é flagrado dirigindo alcoolizado: pagar multa de R$ 1.1915, terá a carteira suspensa por um ano e pode responder na Justiça por dirigir drogado.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO