sábado, 2 de março de 2013

Novas UPPs: Linha Vermelha fechará amanhã






Via será usada por blindados durante ocupação de favelas do Caju e da Barreira do Vasco

Vera Araújo

A Linha Vermelha amanhecerá fechada neste domingo, mas não por causa de assaltos ou tiroteios entre traficantes da região. Desta vez, a via expressa ficará interditada, entre São Cristóvão e Ilha do Governador, para dar segurança aos motoristas durante a ocupação, pela PM e pela Marinha, da Barreira do Vasco e das 13 comunidades do Complexo do Caju, que vão ganhar Unidades de Polícia Pacificadora. Além de evitar que veículos fiquem no meio do fogo cruzado, caso haja confrontos, o fechamento da Linha Vermelha será fundamental para as manobras dos carros blindados do Bope e dos fuzileiros navais. A ocupação das favelas do Caju e da Barreira faz parte da estratégia de pacificação do Complexo da Maré, que será alvo de operação numa próxima etapa, ainda este ano.

A via expressa será interditada na madrugada de amanhã - o horário exato ainda não foi decidido. Além do Bope e dos fuzileiros, participarão da ocupação integrantes do Batalhão de Choque da PM, que ficará nos acessos às comunidades, e da Companhia de Cães (os animais serão usados nas buscas por armas e drogas). O 22º BPM (Maré), que fica às margens da Linha Vermelha, será usado como quartel-general. Helicópteros também serão usados na operação, assim como embarcações, já que as favelas do Caju ficam próximas à Baía de Guanabara.

Com a Linha Vermelha fechada, a alternativa para os motoristas vai ser pegar a Avenida Brasil, que não será muito afetada pela operação de amanhã. Enquanto as demais pistas ficarão livres, a lateral no sentido Zona Oeste ficará parcialmente fechadas, para facilitar a movimentação dos policiais.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante!

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO